Gatos são, naturalmente, animais bastante limpos, ou seja, não costumam fazer as necessidades fora da caixa de areia. Aliás, ao contrário do que ocorre com os cães, não é necessário um treinamento específico para que eles se acostumem a usar o “banheiro”: enterrar as necessidades é um comportamento instintivo. Assim, quando esse problema comportamental surge, é preciso identificar as causas, para saber qual a melhor forma de resolver a questão.

A primeira providência é consultar um médico veterinário, para descartar qualquer problema de saúde como, por exemplo, doenças renais ou diabetes, que podem promover o aumento da produção e eliminação de urina. Assim, se for diagnosticada alguma doença, o médico veterinário prescreverá o tratamento e a tendência é que o gato volte a utilizar a caixa de areia. 

 

Outro motivo para fezes e urina fora da caixa de areia pode estar relacionado ao substrato. 
 
Cada gato pode ter preferência por essa ou aquela areia, entre as várias comercializadas no mercado. 
 
Uma boa dica é testar com duas caixas, cada uma com um tipo de areia: a que for mais utilizada, contém o substrato preferido do bichano! 
 
Além disso, substratos com odores artificiais são ótimos para os humanos, mas os gatos podem rejeitar a caixa, justamente pelo forte cheiro artificial!
 
 

 

A limpeza da caixa também é outro item importante: se ela estiver suja, os gatos certamente vão procurar outro local para fazer as necessidades. Dessa forma, o ideal é que sejam limpas, no mínimo, duas vezes por dia, dependendo do número de gatos na casa. 
 
As caixas podem estar também em menor número em relação à quantidade de gatos na casa. Nesse sentido, o ideal é que seja disponibilizada uma caixa a mais do que o número de gatos residentes no mesmo local. As caixas de areia devem ser grandes o suficiente para que o gato possa girar e cheirar, sem ficar muito apertado. A quantidade de areia deve permitir que ele possa cavar e enterrar suas necessidades. 
 
Eles preferem fazer as necessidades de forma reservada, em locais silenciosos, de fácil acesso e que não tenham muita movimentação de pessoas ou animais. Ou seja, uma caixa colocada ao lado de uma máquina de lavar barulhenta pode ser horrível para o gatinho! 

K2 calendar

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31